drpacarvalho@gmail.com | Agendamentos: (11) 3288-8836
(11) 3288-8836

Integrante de uma geração de urologistas que procura agregar tecnologias de ponta à prática médica, o Dr. Paulo Afonso de Carvalho utiliza técnicas minimamente invasivas associadas à prática cirúrgica clássica para otimizar os resultados de seus procedimentos.

E S P E C I A L I D A D E S

Uro-oncologia

A uro-oncologia é uma área da urologia dedicada ao estudo e tratamento do câncer de próstata, rim, bexiga, testículo e pênis. Essas neoplasias urogenitais atingem uma fatia importante da população, incluindo jovens, adultos e idosos. Grande parte das opções terapêuticas para estes indivíduos envolvem procedimentos urológicos minimamente invasivos e de alta complexidade.

Transplante renal

O transplante renal é um capítulo importante dentro da urologia moderna. Ele tem um papel extremamente relevante para os pacientes com insuficiência renal crônica dialítica, patologia comumente ocasionada como complicação da diabetes e hipertensão arterial (HAS, DM), pois é a última opção terapêutica para os mesmos.

Infertilidade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), infertilidade é a incapacidade de um casal sexualmente ativo conseguir gerar uma gravidez espontânea em um ano. Cerca de 15% dos casais procuram tratamento médico para a infertilidade. Deste total, 50% das causas são atribuídas a um fator masculino de infertilidade muitas vezes associado a alterações dos parâmetros seminais. A investigação destas causas exige um profissional experiente e qualificado para acompanhar estes tipos de casos.

Incontinência urinária

A Incontinência urinária (IU) é caracterizada por perdas urinárias pela uretra. Trata-se de uma queixa extremamente comum em todas as partes do mundo. Isso gera uma grande quantidade de sofrimento e constrangimento para os indivíduos, bem como elevados custos, tanto para os indivíduos como para a sociedade.

Urolitíase (cálculo renal)

A litíase, conhecida como pedra ou cálculo renal, é uma afecção com grande incidência na população, decorrente de fatores geográficos, climáticos, étnicos, dietéticos e genéticos. Seu principal quadro clínico é caracterizado por uma dor lombar em cólica, de forte intensidade, que pode irradiar para região inguinal, vindo acompanhada de náusea ou vômito. Muitas vezes, o quadro não pode ser controlado com medicações endovenosas. Nesta situação o urologista deve ser acionado para retirar o cálculo.

Infecções urogenitais

As infecções do trato urinário (ITUs) são caracterizadas pela presença de uma bactéria acometendo o sistema urinário e acarretando sintomas para o indivíduo. Representam uma das doenças infecciosas mais prevalentes na sociedade. Nos EUA, por exemplo, as ITUs são responsáveis por mais de 7 milhões de consultas médicas por ano e mais de 100 mil internações por ano. Aproximadamente 15% de todos antibióticos prescritos nos EUA são dispensados para o tratamento da UTI e os dados de alguns países europeus sugerem uma taxa semelhante. Muitos destes pacientes não consegue ser tratados exclusivamente de forma clínica e por isto precisam de abordagem urológica para obterem os resultados adequados.

Disfunção Sexual Masculina

A ereção é um fenômeno complexo que implica um equilíbrio delicado e coordenado entre os tecidos neurológicos, vasculares e o pênis. Ela inclui dilatação arterial do músculo liso trabecular, relaxamento e ativação do mecanismo veno-oclusivo corporal. Disfunção erétil (DE) é definida como a persistente incapacidade de atingir e manter uma ereção suficiente para permitir um desempenho sexual satisfatório. A disfunção erétil pode afetar a saúde física e psicossocial e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos homens e de suas parceiras. Há evidências crescentes de que a DE pode ser uma manifestação precoce de artéria coronária e doença vascular periférica. DE não deve ser considerada apenas como uma questão de qualidade de vida, mas também como um sinal de alerta potencial de doença cardiovascular.

Hiperplasia Benigna da Próstata

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é a causa mais comum de sintomas do trato urinário inferior relacionados à obstrução infra-vesical em homens. Sua incidência e prevalência global têm aumentado nas últimas duas décadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, pelo menos, 6,5 milhões de homens sofrem de BPH e estima-se que cerca de 1,1 mil homens serão afetados em 2018. Atualmente, os tratamentos farmacológicos e endoscópicos são as principais formas terapêuticas disponíveis e apresentam resultados promissores.

Urologia pediátrica

Na pediatria, as patologias urológicas normalmente são afecções secundárias a má formações do trato genitourinário masculino e urinário feminino. Por conta disto, a maioria dos problemas clínicos destas crianças são distintos dos problemas urológicos de adultos e exigem um conhecimento técnico detalhado por parte do urologista que pode atuar desde o tratamento de fimose até a estenose da junção uretero-piélica em rim.

Priapismo

O priapismo é uma condição patológica que representa um verdadeiro transtorno de ereção peniana caracterizado pela persistência na ereção por mais de 4 horas e pode ou não estar relacionado com o interesse sexual. O priapismo pode ocorrer em todas as idades. A sua taxa de incidência na população em geral é baixa (0,5 a 0,9 casos por 100.000 pessoas/ano). O tratamento desta afecção depende da sua causa inicial e sem dúvida o urologista é o profissional mais adequado para conduzir esta afecção.

C O N T A T O

Dr. Paulo Afonso de Carvalho